Administre seu time! Será que você tem a habilidade de conquistar o título de campeão?
FC Manager é um jogo de administração de um time de futebol, onde os jogadores tomam o papel de técnicos de um time, nos moldes de Football Manager e Championship Manager. Publicado pela Playspot, o FC Manager é, diferente dos exemplos citados, um jogo online e free-to-play, com partidas contra outros técnicos, ligas, copas e outros torneios baseado no nível dos times. É possível comprar, combinar e treinar os jogadores de seus times, entre várias outras opções de customização. Será que você conseguirá conquistar o título de campeão?
FC Manager é um jogo online de administração de um time de futebol, no qual os jogadores tomam o papel de técnico de um time de futebol, podendo então escolher a escalação, negociar contratos com novos jogadores, escolher as táticas para cada partida, entre várias outras coisas. Claramente inspirada por jogos como Football Manager, Championship Manager e outros do estilo, a Playspot lançou o FC Manager com o intuito de trazer este gênero para o mercado free-to-play e online. Para facilitar, vou utilizar o termo técnicospara vocês, jogadores, e o termo, bem, jogadores, para os “futebolistas” (isso me lembra de Chaves) que compõem seus times no jogo.
A princípio, FCM parece como um jogo de administração como os exemplos citados. Porém, logo os futuros técnicos são introduzidos aos sistemas do jogo que o diferenciam um bocado já de cara. Uma dessas diferenças é o uso de player cards, ou seja, cartas de jogadores, que são a base da escalação dos times dos técnicos. Essencialmente, essas cartas representam os jogadores do seu time. É um pouco diferente do que estava acostumado, mas me lembra bastante do sistema usado no defunto FIFA World (e, até onde sei, é ainda usado no Ultimate Team nos títulos da série FIFA mais recentes), que era um jogo free-to-play da Electronic Arts, mas que não deu muito certo.
Fora isso, a base do jogo é bem semelhante aos outros – após estabelecer o seu time, ele também é automaticamente cadastrado em uma liga de nível um, para novatos. Ao meu entender, se os técnicos terminarem a liga em uma boa colocação, seus times então subirão de níveis. Isto é basicamente um sistema de divisões do futebol tradicional, mas em uma maior escala (considerando que é um jogo online, é compreensível o uso de uma escala maior!). Esta liga, sob a opção “Liga Regular”, mantém um calendário de jogos regulares – ou seja, os técnicos não podem acelerar o calendário para jogar mais partidas mais rápido, é preciso ter paciência! Além da liga de novatos, também são cadastrados em uma copa (que se reinicia periodicamente – ou seja, se ao criar seu time a copa já estiver em andamento, terá que esperar até que esta seja reiniciada). Existe também a opção de jogos-treino, através da opção “Liga Personalizada”, onde os técnicos podem ter partidas na hora que quiserem, contra times de diferentes níveis. É possível conseguir grandes recompensas se conseguir derrotar todos os times na lista, mas é fácil!
O Centro de Negociação é onde os técnicos podem adquirir novos jogadores. Existem três abas dentro deste centro, cada uma com um tipo de negociação diferente. A primeira aba, Peneira, é onde os técnicos podem ver jogadores jovens que fizeram testes para entrar para seus times – eles costumam ser bem jovens (18-19 anos – já explico no que a idade interfere) e com habilidades bem baixas, mas, com muito treino, têm grande potencial. A segunda aba, Mercado FA, é onde jogadores com melhores habilidades vão – costumam custar bem mais do que o normal, e é possível que os técnicos tenham que disputar com outros com ofertas melhores para conseguirem os jogadores que quiserem. A terceira aba, Contratação, é também baseada na contratação de jogadores baseado em ofertas, mas com limitações de tempo – dependendo do período da temporada da liga. Todos estes modos requerem o uso dos Gs, que são o dinheiro básico do jogo. É possível, também, comprar com Gs, na loja de itens (que também serve como a cash shop) cartas de jogadores aleatórias – ou seja, jogadores que você não sabe a qualidade. De certa forma, se um técnico estiver disposto, ele pode gastar uma grana considerável até conseguir os melhores jogadores disponíveis. Mas eu creio que, graças à aleatoriedade dessas compras, a cash shop acaba não dando uma vantagem extremamente grande para quem quiser usá-la, apesar de existir o potencial.
Senti falta de um modo de venda dos jogadores, pois há um limite do número de cartas que você pode ter no total – 40, contando com os 11 da escalação e os sete no banco – e só existe a opção de liberar os jogadores supérfluos. Mas, para compensar, existe um sistema de combinação de cartas que resultam numa carta potencialmente melhor, sob a aba Reforçar, nas opções de Gerenciamento de Time.
Conclusão
No geral, o jogo tem tudo que um jogo de administração de futebol tem – escolhas táticas, transferências, compras de jogadores, ligas, torneios, copas... Mas ele ainda está bem cru. Existem bugs que atrapalham a compreensão do jogo – por exemplo, algumas opções nas transferências são impossíveis de ser selecionadas; o relógio de treinamento está completamente maluco, sem mostrar o tempo real de treino – entre outros problemas. No entanto, o fato de o jogo, até então, contar bastante com apenas o dinheiro básico do jogo, e com um sistema de ligas por níveis que equilibram os times novatos e veteranos, ele ainda pode se tornar um competidor válido no mundo escasso deste tipo de jogo no mercado free-to-play.
Pronto para entrar no mundo de FC Manager? Clique aqui para jogar agora!Pro
Free-to-play de verdade
Fácil de começar
Contro
Meio bugado
Sem vendas de jogadores
Pro
Contro
Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora
Eu não gosto deste jogo, quero
Procurar outro MMORPG
voltar para o ranking geral