Korner 5 é um jogo online de futebol, com a premissa de ser “o primeiro MOBA de futebol”. MOBA, acrônimo de Multiplayer Online Battle Arena, é um gênero que ficou famoso por jogos como Dota e League of Legends. Ele promete partidas entre times de 4 jogadores cada, com cada jogador assumindo uma única posição durante cada jogo – diferente de outros jogos de futebol tradicionais, como FIFA – mas semelhante ao formato dos MOBAs citados. Existem também dois estilos diferentes de partidas: partidas normais e partidas com power-ups (itens bônus que aparecem no campo durante a partida que ajudam os jogadores).
O jogo, como a maioria dos outros MOBAs disponíveis por aí, é “free-to-play”, ou seja, de graça, contando com algumas micro-transações – tanto de itens estéticos e até assinatura para conta Premium, que dá algumas vantagens para o seu jogador.
É uma proposta geral bem interessante, resta saber se é bem sucedido na sua entrega!
A premissa do Korner 5, como um MOBA de futebol, é, no mínimo, intrigante. MOBAs se tornaram famosos através de jogos como Dota e League of Legends, com temas semelhantes entre si – combate entre jogadores num mundo de fantasia, com fortes elementos de RPG e estratégia. Como, então, isso funciona para um contexto de jogo de futebol? A resposta para esta pergunta se encontra após muitos chutes na pelota, e talvez algumas balançadas de rede!
Aspecto Geral
Ao iniciar o jogo, o jogador é levado a um tutorial, que lhe ensina os controles básicos do jogo. Para uma primeira experiência com o Korner 5, este tutorial lhe dá uma idéia boa de como o jogo funciona, e quais são suas possibilidades. O tutorial cobre os básicos de movimento, passes, chutes a gol, e outros detalhes que fazem parte dos fundamentos do jogo. A primeira grande diferença, em comparação a jogos convencionais de futebol, é que o jogador só controla apenas um membro do time de 5 jogadores (dois atacantes, dois zagueiros, e o goleiro, controlado pela IA do jogo). Mas antes de entrar nos detalhes de jogabilidade, vamos ver o que mais há em termos de opções.
Após o tutorial, o jogador é levado para a tela inicial do jogo, onde várias abas se encontram para os diferentes aspectos do jogo. Elas são:
Notícias: onde o jogador pode se manter informado das atualizações e eventos promovidos pelos desenvolvedores do jogo.
Treinamento: onde o jogador pode repetir e treinar mais detalhes do tutorial.
Jogar: onde o jogador pode procurar, criar, ou juntar-se a uma partida contra outros jogadores. Falarei sobre mais detalhes disso na próxima sessão.
Replay: após cada partida, o jogador tem a opção de salvá-la. É nesta aba que o jogador tem acesso a essas partidas.
Meu Jogador: onde o jogador pode customizar a aparência, e usar K$ (o dinheiro do jogo) para evoluir seu personagem ou comprar itens estéticos.
Ranking: Após algumas partidas contra outros jogadores, o jogador é colocado num ranking entre todos os outros jogadores. Existe a opção de comparar-se com os jogadores da semana, do mês, do ano, ou “global”.
Meu time: É aqui que o jogador pode formar seu time – nos moldes de um clã ou guilda, em outros jogos online. Para fazê-lo, é preciso pagar K$ 2000. Ao fazer um time, o jogador pode customizar o uniforme, adicionar amigos ao time, e desafiar outros times.
As últimas três opções são bem óbvias: Opções, Fórum e Campeonato, com exceção da última – no momento desta review, o link para campeonato estava quebrado.
Com isso dito, vamos para o que interessa – o gameplay.
Jogabilidade e outras impressões
Como dito antes, o jogador apenas controla um único membro do time, com controles no estilo de jogos de primeira pessoa, usando as teclas WASD e o mouse para movimento e controle da bola, incluindo chutes e passes. O botão direito do mouse é utilizado para fazer seu jogador ir automaticamente à direção da bola. Essa ideia é boa no papel, mas, na prática, faz o seu jogador se movimentar de forma pouco natural.
A câmera se revolve no jogador, com visão em terceira pessoa. A movimentação no jogo é um desafio para se acostumar, por conta da diferença de perspectiva em comparação a outros jogos de futebol. Além disso, como a movimentação é desajeitada e pouco fluída, as disputas de bola facilmente se tornam um aglomerado de jogadores colidindo um com os outros.
Os gráficos, em 3D, são ultrapassados, mas talvez o suficiente para o que o jogo propõe, uma vez que a limitação gráfica não atrapalha necessariamente a jogabilidade. Os modelos dos jogadores são meio estilo cartoon, e existem opções de customização de aparência, tanto gratuitas quanto pagas.
No que se diz respeito à Cash Shop, Korner 5 o faz de uma maneira relativamente justa. A única coisa disponível para comprar na Shop são K$, coisa que o jogador pode também conquistar jogando partidas. Ou seja, o jogador pode pagar pela conveniência de não ter que jogar um número grande de jogos para juntar K$ o suficiente para melhorar seu personagem. A diferença maior está na assinatura Premium, que confere ao assinante um limite de nível do personagem maior do que um não-assinante. Mas essa vantagem não é tão grande ao ponto de quebrar o equilíbrio do jogo.
Conclusão
Korner 5 tem uma proposta bem interessante, mas o uso do termo MOBA provavelmente não é o mais correto para descrevê-lo. O jogo possui básicos extremamente simples (mas que podem levar tempo para dominá-los), o que lhe dá a vantagem de que qualquer um pode aprender e começar a jogar em poucos minutos. A falta de um sistema de Matchmaking, que se tornou padrão para jogos online hoje em dia, pode atrapalhar o divertimento. Além disso, existem outros jogos de futebol free-to-play que podem ser bem mais interessantes para quem quer algo com a complexidade de jogos mais tradicionais. Mas, se você quer apenas um jogo que lhe dê entretenimento sem muito compromisso, talvez Korner 5 seja uma boa pedida!
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Fácil de começar
Cash Shop pouco presente
Gráficos Leves
Contro
Controles desajeitados
Sem matchmaking
Gráficos leves porém ultrapassados
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Contro
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