Com torneios que podem durar horas, HEX é um TCG-MMO que vai certamente apelar aos fãs do género, introduzindo novas regras no jogo e alguma variedade que o distinguem do seu antecessor espiritual MtG.
HEX - Shards of Fate representa a tentativa ambiciosa de combinar dois gêneros de jogo que normalmente ninguém consideraria: um MMO e TCG.
Embora seja altamente influenciado pelo clássico Magic: the Gathering, HEX introduz novas regras de jogo e possibilidades, fazendo dele não um clone mas uma experiência nova e fresca para todos os tipos de jogadores.
Construir um baralho de cartas poderoso e melhorar o seu personagem são alguns de seus objetivos para fazer frente aos obstáculos presentes no jogo, tanto na arena PvP como contra o computador em masmorras e campanhas PvE.
Eventualmente, poderá entrar em modos de co-op com outros jogadores, abrindo ainda mais as possibilidades que HEX tem pra oferecer.
Só o tempo dirá se HEX será um jogo bem sucedido, mas até agora, tem enviado ondas de choque por toda a comunidade TCG. O jogo ainda se encontra em fase beta, por isso ainda tem muitas áreas de jogo inacessíveis aos jogadores.
Essencialmente, HEX é um TCG semelhante a Magic: the Gathering, no qual voce terá que derrotar seu oponente num torneio de cartas, cada carta com a sua função, desde soldados, a feitiços e power-ups, entrelaçado com estratégia por parte do jogador para conseguir emergir vitorioso.
O aspeto MMO de HEX é um pouco subtil, mas desde o início estão presentes aspetos clássicos do género. Pra começar, terá que escolher uma facção de entre quatro a escolha (uma delas parece brincadeira, mas olhe que aqueles coelhinhos fofinhos dão porrada em voce!!!). Apesar da mecanica básica do jogo ser de partidas de cartas, os modos presentes oferecem uma enorme variedade de experiências, desde partidas a solo contra outro jogador num PvP puro, até percorrer masmorras e enfrentar inimigos, sozinho ou com outros jogadores, sempre através da mecânica de jogos de cartas.
A fase tutorial ensina o básico, mas também sendo um novato na cena TCG, muitas das regras passam completamente ao lado, o que poderá desmotivar jogadores mais inexperientes, apesar de ser um objetivo da Cryptozoic de tornar HEX uma experiência acessível a todos. Talvez quando o produto final for lançado, a curva de aprendizagem do jogo seja mais suavizada.
Para todos os jogadores, existem 5 tipos de cartas disponíveis no baralho. Tem as cartas de ação, constantes, recursos, tropas e artefatos. As cartas de ação e constantes provocam efeitos na batalha e servem como uma forma de apoiar as suas cartas de tropas; a diferença entre elas é de que as de ação são utilizadas uma única vez e são logo enviadas para o cemitério enquanto que as constantes permanecem sempre na batalha. Os recursos são necessários para atingir os limites necessários para que voce possa jogar todas as outras cartas, existindo diferentes tipos de recursos (rubis, diamantes, safiras, etc) e cada carta requer recursos específicos para poder ser lançada para a mesa. As cartas de tropas são, como o nome indica, as unidades principais com que vai defrontar o inimigo. Para além do aspeto essencial de poder trocar/vender/comprar as cartas de outros jogadores, voce pode inclusivé fortalecer as cartas presentes no seu baralho com itens que vá coletando ao longo de suas conquistas incorporando estes nas ranhuras que as cartas possuem para o efeito, tal qual num MMO clássico onde voce pode forjar as suas armas a partir de outros objetos.
As guildas são quase indispensáveis em HEX, existindo um foco muito grande na cooperação entre os jogadores. Desde a simples troca de cartas de forma a obter o melhor baralho possível, até às componentes PvE do jogo que requerem vários jogadores trabalhando em uníssono para conseguirem derrotar todas as monstruosidades que aparecerem, conseguindo assim cartas ainda mais poderosas e outros itens.
Como já foi dito antes, o jogo ainda se encontra em fase beta, e alguns aspetos ainda podem ser um pouco refinados. A interface do jogo deixa um pouco a desejar, assim como as opções para otimizar o funcionamento do jogo no seu computador. As resoluções de jogo disponíveis ainda requerem uma certa dose de trabalho, especialmente para quem tem computadores um pouco mais fracos. Pessoalmente, achei um pouco frustrante, um jogo com tão pouca componente gráfica correr de uma forma tão lenta por causa dessa falta de otimização. A área de jogo em si também pode ser mais bem aproveitada, aumentando um pouco o tamanho das cartas em jogo, que são praticamente ilegíveis a não ser que você faça um zoom in para inspeccionar melhor cada uma, o que passado um tempo acaba se tornando um pouco incomodo.
O modelo de sustentabilidade de HEX é o que os jogadores já estão acostumados. Qualquer um pode acessar a loja do jogo e comprar "booster packs" que não são mais do que cartas mais raras e que conferem vantagens nos combates e também optar por uma subscrição mensal que dá acesso a mais baralhos de cartas.
HEX mostra muito potencial e embora possa parecer uma experiência um pouco assoberbante para os novatos, vai sem dúvida cativar vastas legiões de veteranos de TCGs com a sua inovadora mistura de gêneros de jogos distintos, ganhando assim a sua própria identidade.
Pronto para entrar no mundo de Hex: Shards of Fate? Clique aqui para jogar agora!Pro
Combinação de TCG com MMO
Muitas cartas disponíveis desde o início
Contro
Ainda em fase Beta
Interface caótico
Secções de jogo ainda inacessíveis
Pro
Contro
Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora
Eu não gosto deste jogo, quero
Procurar outro MMORPG
voltar para o ranking geral