Dragon Ball Z Online

Anime browser MMORPG - Anime japonês de 1989, Dragon Ball Z possui até hoje uma legião de fãs pelo Brasil e o mundo. Agora, a franquia se tornou um MMORPG, mas será que o jogo faz jus ao desenho animado?

Jogue agora!

Jogo de browser

Jogo em Inglês

Género:
mmorpg

Cenário:
anime

Capturas de ecrã [clique para ampliar]

Visão global

Dragon Ball Z Online traz o famoso anime japonês das telas de TV para a tela do seu computador.

O jogo se assemelha muito a tantos outros MMORPGs de navegador que encontramos hoje em dia. A jogabilidade é bastante automatizada.

Os gráficos certamente devem agradar os fãs de Dragon Ball, já que são fiéis a série e usam os personagens originais. Já a trilha sonora deixa bastante a desejar, com músicas repetitivas que chegam a atrapalhar a experiência.

DBZ Online falha ao repaginar uma estrutura de jogo conhecida com a cara do anime, mas sem acrescentar nada de novo para o jogador que é fã da série.

➔ Pontos Principais:

  • MMORPG do anime sucesso de público Dragon Ball Z
  • Gráficos fiéis ao anime
  • Três classes disponíveis
  • Mecânicas similares a de outros jogos online

Revisão completa

Desde o seu lançamento em 1989 como um anime para a TV, Dragon Ball Z se tornou um sucesso no Brasil e no mundo. Até hoje a série possui fãs ferozes, que consomem produtos e assistem novamente os episódios sempre que podem. Dragon Ball Z Online traz esse universo para o mundo dos games. Mas será que este MMORPG faz juz à série?

O início

Dragon Ball Z Online é um jogo para navegadores, o que significa que você não precisa baixar nada e pode começar a jogar em questão de segundos. Além disso, é gratuito. Para jogar, basta entrar no site e preencher um cadastro simples.

A primeira tela do jogo é a da criação de personagens. Lá você pode escolher o nome e o gênero do seu avatar, além de uma entre três classes padrões disponíveis. As classes são: Majin, especialista em dano mágico; Android, especialista em defesa; e Saiyan, especialista em ataque físico.

Kid Goku!

Logo depois caímos direto no cenário do jogo. À primeira vista, o game se assemelha muito a tantos outros MMORPGs de navegadores que vemos hoje em dia, uma impressão que acaba se confirmando no decorrer da jogatina. Há um cenário padrão por onde os jogadores se movimentam, os NPCs são fixos e nos cantos da tela há opções de atividades para fazer no jogo e de melhorias do personagem.

O game se assemelha muito a tantos outros MMORPGs de navegadores que vemos hoje em dia

Jogabilidade

A jogabilidade automatizada também fica clara desde o início. Assim que seu personagem aparece na tela, passa a se mover sozinho em direção a um NPC. Os diálogos são curtos e orientados às missões, sem muito aprofundamento na história.

Tudo o que você precisa fazer é clicar em continuar a cada diálogo e seu personagem começa a seguir o caminho sozinho. Ainda que esta automatização seja um recurso popular em jogos de navegador hoje em dia, pode frustrar jogadores exigentes que apreciam um estilo de jogo mais imersivo.

O jogo progride baseado em cenários, como se fossem fases a serem completadas. A primeira é o Training Valley (Vale de Treinos), onde somos introduzidos pela primeira vez à interface de lutas.

Após encontrar os primeiros monstros e iniciar a primeira batalha, o jogo novamente lembra o modelo seguido por centenas de MMORPGs atuais. O jogador e seus adversários são transportados para um cenário exclusivo de batalha, sendo que é impossível controlar as ações do seu personagem – a luta é feita de forma 100% automática (e pode até ser pulada).

Aqui, outro ponto fraco: quando os inimigos são encontrados, algumas batalhas demoram um pouco para carregar.

Durante o jogo você acumula itens na sua mochila e pode ir adicionando-os ao personagem: arma, armadura, botas, capacete, cinto e capa. O jogo é automático até nesta parte, indicando como e onde você deve equipar o seu aparato.

Cada item, junto com outros fatores como nível do personagem, concedem atributos que determinam não só estatísticas específicas - como vida, velocidade e ataque físico - mas também aumentam ou diminuem o Battle Power (Força de Batalha), uma espécie de indicador geral do poder de um personagem.

Um dos modos PvP

Todo o resultado de uma batalha é definido antes dela, já que você precisa determinar a formação da sua equipe e as habilidades a serem usadas antes mesmo de saber quem é o seu inimigo. Isso pode não atrapalhar tanto nas batalhas PvE, mas certamente torna o jogo frustrante no PvP, já que você não pode mudar a estratégia de ataque de acordo com o que o inimigo apresenta durante a batalha.

O jogo é bastante focado nas microtransações. Ainda que esta possa ser uma característica bem adaptada em alguns jogos, não é o caso em Dragon Ball. Neste game, os usuários pagantes possuem uma grande vantagem em relação aos que não compram Ouro, a moeda paga. Além de ter acesso a diversas compras e pacotes que dão poderes superiores aos disponíveis normalmente, quem paga também vai acumulando um nível de VIP. Quanto maior o nível VIP de um jogador, mais benefícios e facilidades ele encontra no game. Como exemplo, um jogador VIP 1 possui 10 espaços na mochila, enquanto um VIP 10 possui 100.

O jogo é bastante focado nas microtransações. Ainda que esta possa ser uma característica bem adaptada em alguns jogos, não é o caso em Dragon Ball

Gráficos e trilha sonora

Os gráficos do jogo são bastante fiéis ao desenho original e devem agradar qualquer fã de Dragon Ball. Os cenários são bastante simples e não chamam grande atenção do jogador, assim como os movimentos em batalha, que usam poucos quadros diferentes, o que não deixa de ser uma característica semelhante ao desenho animado.

A interface de batalha

A parte sonora do jogo é um dos seus pontos fracos. A trilha que toca enquanto estamos no cenário principal do jogo (na cidade) é fiel ao desenho de Dragon Ball, mas se repete num ciclo infinito que cansa os ouvidos até dos maiores fãs da série – a impressão é de que ninguém joga Dragon Ball com o som ligado.

Quando somos transportados para as batalhas, a trilha muda, mas continua extremamente repetitiva – apenas uma música toca em loop durante o tempo todo. A batalha não possui efeitos sonoros e os personagens soltam magias e causam dano sem qualquer representação sonora do que acontece na tela.

A impressão é de que ninguém joga Dragon Ball com o som ligado

Vale a pena jogar?

É difícil fazer uma análise de Dragon Ball Z Online e encontrar alguma inovação. A estrutura do jogo parece ser copiada de tantos outros MMORPGs de navegador que existem hoje em dia, redesenhada com personagens de Dragon Ball para atrair os fãs da série.

Para quem é fã, pode valer a pena pelos gráficos e utilização dos personagens originais. Além disso, o jogo também pode ser útil para quem deseja um game que exija menos esforço e dedicação, já que é possível jogar por curtos períodos de tempo ou até mesmo jogar enquanto faz outras tarefas.

Caso você não seja fã ou esteja buscando por uma experiência de jogo nova, é difícil acreditar que Dragon Ball Z Online seja uma boa opção.

Pronto para entrar no mundo de Dragon Ball Z Online? Clique aqui para jogar agora!

Gráficos: arte animada
PvP: PvE PvP
Cash shop: muito influente
Acúmulo de Experiência: ràpida

Originalidade
É impossível achar qualquer ponto de inovação em Dragon Ball Z Online.

Pro

Gráficos e personagens de Dragon Ball

Grátis

Não requer download

Contro

Jogabilidade extremamente automática

Trilha sonora repetitiva

Nada de inovador

Foco alto em microtransações


Diversão
4.0 out of 5
Comunidade
4.0 out of 5
Gráficos
4.0 out of 5
6.5
Para Os Fãs De Verdade

Review summary

  1. O início
  2. Jogabilidade
  3. Gráficos e trilha sonora
  4. Vale a pena jogar?

Pro

Gráficos e personagens de Dragon Ball
Grátis
Não requer download

Contro

Jogabilidade extremamente automática
Trilha sonora repetitiva
Nada de inovador
Foco alto em microtransações
6.5
Gráficos - 80 / 100
Diversão - 80 / 100
Longevidade - 80 / 100
Originalidade - 80 / 100
Comunidade - 80 / 100

Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora