Um dos primeiros jogos de estratégia a aparecer no panorama de jogos de browser espaciais. Atraiu centenas de milhares de jogadores durante os primeiros anos da sua existência.
OGame é um jogo de broswer baseado na administração de recursos e em estratégia espacial.
Os jogadores começam com poucos recursos e uma única base. Um tutorial orienta-os no seu caminho para construir um grandioso império, capaz de colonizar novos planetas. Há quatro recursos-chave no OGame incluindo Deutério, Metal, Cristal, e Energia. Esses recursos podem ser gerados por meio da atualização de alguns edifícios em cada estação sob seu controlo.
É um ótimo jogo para os tempos livres, definitivamente recomendado a todos os jogadores!
O Ogame é um simulador espacial de estratégia com milhões de jogadores ativos a competir entre si. Tudo o que precisa para jogar é um navegador web padrão.
Como imperador intergaláctico terá a possibilidade de reforçar a sua influência pelas galáxias usando inúmeras estratégias. No seu planeta natal irá construir uma infraestrutura económica e militar com os recursos disponíveis. Pesquisando novas técnicas e atualizando os edifícios, terá acesso a tecnologias superiores e sistemas de armas melhorados. Durante o jogo terá a opção de colonizar planetas e criar alianças com os restantes jogadores. A negociação com outros jogadores e a luta contra impérios inimigos ajuda-o a obter os recursos necessários para prosperar ainda mais rapidamente.
Quando se regista e começa a jogar Ogame, tem à sua disposição um planeta vazio. Sem minas, sem tecnologias, sem naves espaciais – completamente vazio. Tudo aquilo de que dispõe é a sua pequena base de produção planetária, necessária para iniciar a construção dos primeiros edifícios: minas para metal, cristal e deutério (os três principais recursos).
Dispõe de uma grande variedade de construções que pode por em prática, como uma base para naves espaciais, necessária para a sua construção e para a defesa do seu planeta; armazéns para guardar recursos e um laboratório de investigação para pesquisar novas tecnologias. Cada edifício pode ser melhorado, através da construção de níveis adicionais, começando no nível 0 com o objectivo de evolui-lo, para obter maior capacidade de produção, maior capacidade de investigação, etc.
O ramo da tecnologia é complexo o suficiente para o manter ocupado a refletir sobre aquilo que deve investigar de seguida. Existe uma variedade enorme de tecnologias disponíveis, em variadas categorias: edifícios, naves, sistemas de defesa planetários. Claro que estas tecnologias requerem recursos.
Construir naves espaciais requere o desbloqueio de tecnologias específicas e níveis específicos de construção. Há vários tipos de naves disponíveis para construir: naves de colonização, drones, cruzeiro, naves de batalha, naves de transporte, bombas, intercetores e até mesmo uma estrela da morte. Contudo, apesar desta imensa variedade, não é possível personalizar de qualquer maneira estes modelos. Igualmente, o processo de desbloquear estes modelos espaciais é complexo e suficientemente demorado. Por outro lado, gerir as suas frotas torna-se bastante simples graças a um interface inteligível e eficaz. Pode mover as naves, direcioná-las para colonização, missões de espionagem, rusgas e transporte de material.
Diferente de muitos outros jogos de estratégia em tempo real, OGame não dá ao jogador o controle constante da sua nave espacial. Em vez disso, o jogador envia a (s) nave (s) para uma posição (baseando-se num sistema de coordenadas), definindo o modo de ataque.
Os gráficos não são de desprezar. As imagens desenhadas à mão credibilizam a época em que o jogo se desenrola – o futuro. A escolha das cores e as diferentes tonalidades situam o jogador no infinito do universo, igualmente informando-o de ações importantes como ataques. O OGame não tem qualquer música ou som, mas não é por isso que o fluxo do jogo é prejudicado
As vantagens conferidas àqueles que investem dinheiro são enormes, criando um fosso importante entre jogadores.
A moeda é chamada de "Matéria Negra" e oferece bónus especiais para as suas colónias. Por exemplo, pode aumentar a sua produção de recursos em 30% ou diminuir o tempo de construção dos seus edifícios de forma maciça. Estas vantagens levam a uma situação onde os jogadores não pagantes são rapidamente ultrapassados, especialmente na fase inicial. As vantagens são geralmente limitadas no tempo - uma semana. Se estiver disposto a investir, pode facilmente abdicar de dez euros por semana para comprar o melhor de cada categoria.
Há, contudo, uma forma de ganhar a matéria negra através de expedições.
O jogo não se limita àquilo que se passa no seu chat interno. Uma página de Facebook mantém todos os jogadores informados sobre novas atualizações, ou universos recém-abertos. Para além disso, existe um fórum de discussão e um site tutorial, muito útil, para simplificar a entrada no jogo ou informar pessoas interessadas sobre o mesmo.
Considerando que tudo é feito num browser e que é gratuito, o Ogame é um jogo de estratégia que merece ser experimentado. Está longe de ser um mau jogo. De fácil utilização, sem grande curva de aprendizagem e ótimo para jogadores casuais, mas definitivamente não terá um maior apelo devido à sua falta ação. A sua simplicidade atrai e o modelo de jogo vicia – pois mesmo perante adversidades, o jogador sente-se motivado para continuar, para insistir, até vingar neste título. É um bom jogo para passar tempo em segundo plano enquanto faz algo produtivo.
Pronto para entrar no mundo de Ogame? Clique aqui para jogar agora!Pro
Grande base de jogadores
Jogabilidade complexa e renovada
Ótimo para jogar ocasionalmente
Contro
Lenta progressão
Ausência de acção
Aborrecido nas fases iniciais
Pro
Contro
Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora
Eu não gosto deste jogo, quero
Procurar outro MMORPG
voltar para o ranking geral