Pro
Aspecto geral
Grande variedade de carreiras
Comunidade muito extensa
Contro
Pouca personalização
Desenvolvimento à custa de muito grind
O Ragnarok Online é um MMORPG de fantasia em 3D que já se encontra na cena dos jogos há um bom tempo.
Com uma equipe de desenvolvimento forte por trás, o jogo continua sempre actualizado, com toneladas de conteúdo e uma fanbase gigantesca.
O jogo se desenvolve com o mesmo tipo de fórmula que outros títulos têm, mas colocando um peso maior na evolução de classe, para as quais você terá muita escolha.
A escolher também é o servidor em que joga, podendo ser um dos originais em que tem que pagar para logar, ou um gratuito com acesso a cash shop.
Pro
Tamanho do cliente
Aspeto gráfico
Grande comunidade de jogadores
Contro
Sistema de combate mal desenvolvido
Introdução ao jogo inexistente
Controlos pouco responsivos
Se aproximando um pouco mais de influências ocidentais, Karos é um MMORPG de fantasia semelhante a muitos outros títulos como WoW, PWI e 4Story.
A ação se desenvolve num mundo expansivo chamado Asmara, povoado por diferentes raças e monstros e polvilhado aqui e ali com cidades, vilas pequenas e paisagens naturais de tirar o fôlego a qualquer um que as explore.
As raças e classes disponíveis são os Humanos (com Guerreiros e Paladinas), Sombras (Trapaceiros e Feiticeiras) e os Soroines (Arqueira e Mística) e ainda a classe de Artilheiro. Com a evolução de seu personagem, poderá escolher sua profissão, refinando suas habilidades.
O combate varia de um simples PvE até guerras entre guildas, as quais podem ser bastante intensas.
Pro
Sem tabus
Contro
Requer algum investimento monetário para se disfrutar na sua plenitude
Second Life foi um dos movimentos que definiu a primeira década do século XXI.
O que era visto um pouco como ficção tornou-se a primeira realidade virtual onde todos os aspetos da condição humana estão espalhados na tela do PC.
Tudo é possível. Tudo é ilimitado. O mundo onde a expressão individual reina, a imaginação é soberana e a criatividade flui desimpedida como um rio bravo e indomável.
Não é um jogo. É uma experiência.
Pro
Fácil de aprender
Sistema de dificuldade
Perma-Death no modo Extremo
Contro
Gameplay repetitivo
Cash Shop pesada para os jogadores mais competitivos
Género: estratégia, ação, mmorpg
Cenário: fantasia
Gráficos: full 3D
PvP: Guildas ou Fracções PvE PvP
Shaiya é um MMORPG de fantasia em 3D publicado pela Aeria Games que é igual a muitos outros jogos do género, mas com uma diferença crucial: os seus modos de dificuldade e a possibilidade de perder o seu personagem de vez caso morra no modo de dificuldade Extremo, aumentando a fasquia para os jogadores hardcore e fazendo você pensar duas vezes antes de agir.
O jogo tem todos os componentes de um MMORPG normal, como PvE, PvP, sistema de Guildas, e as classes básicas.
Como um todo, Shaiya é mais orientado para combate PvP e tem uma componente mais adulta dadas certas cenas de nudez e um elevado teor de violência.
Pro
Generous free to play model
Large playerbase
Steady stream of updates and content
Great sandbox
Contro
Not solo friendly
Lacks content diversity
Large world but feels empty
When it comes to free to play sandbox MMORPGs, Albion Online stands out. Its top-down isometric gameplay, low-polygonal graphics, huge game world and immersive sandbox systems are its core strengths that keeps its healthy playerbase coming back for more. In Albion, players will grow their classless characters into farmers, crafters, traders or sell-swords, depending on what you want to do which means there's literally something for everyone. While its progression systems are deep and complex, it offers long-term grinds that are worth the effort. Unfortunately, solo players will find it hard to progress far in PvE if they dislike PvP, while large guilds and factions will dominate the economy in different parts of Albion. Overall, it's a solid free to play MMORPG.
Pro
Gráficos e trilha sonora variados
Controle do personagem
Variedade de recursos
Comunidade ativa
Contro
Tradução para o português mal feita
Lag em algumas situações
Asa de Cristal II é um MMORPG de navegador que pode ser jogado gratuitamente. O jogo se passa em um mundo de fantasia, onde seu personagem busca saber quem é depois de ter morrido e renascido.
Uma das grandes falhas dos jogos de navegador é tornar a jogabilidade muito automatizada. Ainda que em parte isso aconteça em Asa de Cristal II, por outro lado o jogador possui um controle maior sobre as ações, podendo tomar decisões em tempo real dentro das batalhas.
Sua trilha sonora é variada e adaptada a cada cenário do jogo, enquanto os gráficos são competentes principalmente na variedade, com diversos oponentes visualmente distintos prontos para a batalha.
Além de poder usar até 10 habilidades diferentes, também é possível obter montarias, fadas e até asas. A gama de recursos disponíveis é grande e o jogo apresenta muitas possibilidades.
Pro
Gráficos cativantes
Muitos recursos
Jogabilidade simples
Contro
Jogabilidade semi-automática
Interface confusa e poluída
Bleach Saga Online é um MMORPG de browser dos gêneros fantasia e anime. Ele foi lançado em julho de 2014 pela GoGames.
O enredo do jogo acontece no universo de mangá criado por Tite Kubo, o que significa que você pode encontrar, conhecer, interagir e jogar com a maioria dos personagens mais conhecidos dele.
Pro
Ótima ambientação
Gráficos nostálgicos
Sistema complexo de classes
PvP abundante
Contro
Falta de orientações após o tutorial
Jogabilidade confusa
Dark Eden é um MMORPG de horror ambientado em um mundo dominado por Vampiros. Você pode se juntar a eles ou escolher uma das outras duas classes - Slayers e Ousters - para combatê-los.
O ponto central da jogabilidade gira em torno deste sistema de classes, que é complexo. Cada raça possui suas próprias características e até evoluem e lutam de formas diferentes, o que faz com que a experiência de jogo seja totalmente diferente usando uma ou outra.
Sendo um game de 1997, não dá para esperar muito dos gráficos. Entretanto, se não são modernos ao menos são eficientes: o visual de Dark Eden faz um excelente trabalho em criar um clima sombrio e de horror.
O game apresenta outra característica de títulos lançados na década de 90: poucas explicações. Isso significa que você precisa aprender a jogar quase sozinho, já que não há indicações claras de onde deve ir ou o que deve fazer.
Para os amantes de jogos antigos, Dark Eden certamente é uma boa pedida.
Pro
Visual característico
Gameplay fora do comum
Atualizações de conteúdo constantes
Contro
Necessário pagar para acessar a todo o jogo
Evolução um pouco lenta
Género: estratégia, mmorpg
Cenário: fantasia
Gráficos: arte animada
PvP: Guildas ou Fracções PvE PvP
Vindo da França em 2005, o MMORPG em 2D baseado em Flash, DOFUS é um jogo que deixa uma marca bem única na mente dos jogadores.
Depois de tantos anos e inúmeras atualizações ao cliente, DOFUS ostenta um mundo colorido, personagens variadissimos com uma certa qualidade anime neles, mas que não deixa de ser característica do jogo.
Inúmeros mapas, classes, profissões e um estilo de combate por turnos bastante incomum nos jogos de hoje em dia são a cereja no topo do bolo para aqueles que estejam dispostos a pagar a pequena mensalidade necessária para desbloquear todo o seu conteúdo.
Pro
fácil jogabilidade
baixos requisitos de sistema
progressão satisfatória
Contro
talvez <em>muito</em> automatizado
típico grind chinês
poucos jogadores
Dragon Lord é um MMORPG em turnos para navegador que faz a maior parte do trabalho por você, mas ainda deixa várias escolhas a fazer e espólios para serem conquistados. A maior parte do jogo é automatizada (com exceção dos dungeons do multiplayer – você tem que participar de fato nesse modo). Mas aventuras solo se desenrolam automaticamente. Você pode optar por uma sequência de ataques com seu herói principal ou apenas escolher a função automática e assistir enquanto sua equipe detona tudo. Mas há alguma estratégia no jogo, especialmente na questão de maximizar o poder do seu personagem e da equipe.