Aura Kingdom

Aura Kingdom aspira a tornar-se um MMORPG de fantasia famoso como muitos que andam por aí, cativando principalmente os fãs de anime graças aos seus gráficos, personagens e ambiente geral.

Jogue agora!

Capturas de ecrã [clique para ampliar]

Visão global

Uma das mais recentes apostas da Aeria Games, Aura Kingdom é um MMORPG de fantasia tradicional semelhante a muitos outros já existentes por aí.

Como já é de esperar da desenvolvedora, o jogo tem um aspeto baseado em anime e é de larga forma bastante "leve" em termos de conteúdo quando comparado com outros títulos do género.

Como é habitual, o jogo oferece ao jogador uma larga variedade de classes para escolher, além de poder desenvolver suas capacidades de uma forma mais pessoal enquanto enfrenta os obstáculos postos na sua frente quer sozinho quer na companhia de outros jogadores, aliado a um sistema de combate mais fluído que o costume neste tipo de jogos.

 

Trailer

Revisão completa

Aura Kingdom é um MMORPG de fantasia desenvolvido pela Aeria Games e que traz a nós o mundo de Amesia, povoado de uma grande diversidade de criaturas, entre as quais os personagens que você poderá escolher para jogar.

Ostentando um visual estilo anime, característico de outros títulos publicados pelo estúdio, Aura Kingdom procura trazer alguns elementos novos para a mesa, atingindo um sucesso moderado em algumas partes relacionadas com a jogabilidade, mas sendo bastante formulaico e derivativo em praticamente tudo o resto.

Mas não querendo começar já aqui o ritual de enxovalhar o jogo, vamos mesmo à revisão:

Aspeto geral

Como já tinha dito, o jogo tem um ambiente bastante alegre, gráficos coloridos e claramente inspirados em anime (os fãs do género vão adorar na certa), tendo sido feito um ótimo trabalho em criar os personagens em 3D. As animações, particularmente as que resultam de seus ataques e combos também são um dos muitos atributos da parte visual do jogo. O único senão, é o interface de jogo que acaba atrapalhando um pouco o que você está fazendo no momento ao invés de ajudar, tendo que ser uma das prioridades da Aeria Games em actualizações posteriores.

A personalização dos personagens oferece opções suficientes para agradar à maioria, e conferir uma certa variabilidade à população de jogadores (temos pena, mas não parece que vá ter muita sorte em encontrar o seu irmão gémeo por aí, kkkk), embora seja um pouco desapontante o fato de só existirem personagens humanos jogáveis à escolha, o que para um MMORPG de fantasia é um pouco estranho, mas ao menos nesse ponto podemos concordar que Aura Kingdom não seguiu a tendência dos demais em criar Humanos, Elfos e afins.

A acompanhar, tem uma banda sonora que se adequa bem ao que está acontecendo no momento e é bastante bem-vinda considerando que em termos de outros efeitos sonoros estes adquirem uma certa qualidade irritante depois de algumas horas de jogo.

Jogabilidade

Os controlos do jogo são os básicos de movimento aliados ao mouse para direccionar a câmara e atacar. Nada de particularmente díficil nesse ponto.

O sistema de combate utilizado merece uma nota por se distinguir do de outros MMORPGs. Basicamente você retém a sua capacidade de movimento enquanto ataca um inimigo, permitindo atráves de alguma destreza digital, fugir de ataques inimigos ao mesmo tempo que vai detonando este e aquele monstrinho que ousa sequer levantar a mão contra você.

Actualmente o jogo conta com um grande leque de classes disponíveis, cada qual com os seus atributos, dependendo do estilo de jogo de cada um. Umas classes são mais defensivas, outras conseguem provocar mais danos num inimigo e/ou numa área, outras classes são especializadas em conferir suporte aos membros do time, etc. No total, tem 11 classes à escolha (Guardião, Duelista, Assolador, Feiticeiro, Mago, Bardo, Granadeiro, Pistoleiro, Assassino, Arqueiro e Espadachim), com uma classe nova para ser lançada em breve. Como noutros MMORPGs o seu personagem está constantemente evoluindo consoante completa missões e mata inimigos, adquirindo experiência, novos equipamentos e pontos para aumentar seus atributos físicos (dano, dano crítico, HP, velocidade de ataque, evasão e defesa) permitindo assim criar um personagem com características de gameplay bastante únicas. Para além destes atributos, também terá acesso a uma árvore de habilidades um pouco diferente de outros jogos com as quais poderá adquirir certas habilidades passivas. Na versão actual o jogador pode evoluir até ao nível 80, mas esse limite irá provavelmente aumentar à medida que surja mais conteúdo por parte dos desenvolvedores.

Bem cedo no jogo vai ter também acesso ao sistema de pets, ou Eidolons, se falarmos no vernáculo do jogo. Entre os "pets" básicos, pode optar por quatro: um rapaz, Adão, uma rapariga, Eva, um dragão, Grimm e um unicórnio, Alessa. Cada qual tem também os seus atributos, da mesma maneira que as diferentes classes de personagens, permitindo balancear os defeitos do seu personagem com os atributos do pet. Este aspeto do jogo teve bastante peso no seu desenvolvimento, chegando a estar entrelaçado com o enredo, reforçando assim o papel dos pets e a sua importância na jogabilidade e não como simples objetos que pode equipar ou guardar quando não apetece mais usar.

De resto, o jogo se desenvolve da mesma maneira que todos os outros MMORPGs. Tem secções de grind puro contra inimigos virtuais e áreas de PvP que podem ir até 5x5. As clássicas masmorras também estão presentes em Aura Kingdom e mantêm o seu papel como agente aglomerante dos jogadores, fazendo com que estes colaborem entre si para conseguirem chegar no fim. Contudo, um aspeto mais negativo no jogo vem da sua facilidade. Vai notar que vai evoluir bem rápido e com a ajuda do seu pet até as masmorras conseguirá completar sozinho (com um pouco mais de dificuldade claro, mas não é impossível).

Cash Shop

Como é habitual, a cash shop está presente com as ofertas do costume, tanto em termos cosméticos, quer a nível de pets, conferindo vantagens a quem abrir os cordões à bolsa, quer ao nível de equipamento especializado.

Conclusão

Aura Kingdom não é um jogo revolucionário. Apesar de ter seus atributos e em alguns aspetos tentar introduzir alguma inovação em termos de jogabilidade, de especial nota o sistema de combate que permite o movimento do jogador ao mesmo tempo que ataca e a enfâse dada aos pets, esse título sofre do síndrome comum a todos os MMORPGs: mais do mesmo.

Como pensamento final, é um jogo perfeito para iniciantes no género MMORPG de fantasia, sem grandes porções de grind e com relativa facilidade nas missões, mesmo as que é suposto fazer em conjunto com outros jogadores. Aparte disso, cativará os amantes de anime e pouco mais.

Pronto para entrar no mundo de Aura Kingdom? Clique aqui para jogar agora!

Gráficos: full 3D
PvP: Guildas ou Fracções PvE PvP
Cash shop: moderadamente influente
Acúmulo de Experiência: mèdia

Pro

Sistema de combate fluido

Boa apresentação

Muitas possibilidades de personalização e especialização do personagem

Contro

Jogo ainda em fases iniciais

Pouco ênfase na cooperação entre classes


Diversão
3.5 out of 5
Comunidade
3.5 out of 5
Gráficos
3.5 out of 5
6.3
Para Os Fãs De Verdade

Review summary

  1. Aspeto geral
  2. Jogabilidade
  3. Cash Shop
  4. Conclusão

Pro

Sistema de combate fluido
Boa apresentação
Muitas possibilidades de personalização e especialização do personagem

Contro

Jogo ainda em fases iniciais
Pouco ênfase na cooperação entre classes
6.3
Gráficos - 70 / 100
Diversão - 70 / 100
Longevidade - 80 / 100
Originalidade - 80 / 100
Comunidade - 70 / 100

Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora