MMORPG de horror - Dark Eden é um jogo de 1997 que se passa em um mundo dominado pelos Vampiros. Clássico da sua geração, o game oferece um PvP interminável e até hoje possui seus diferenciais.
Dark Eden é um MMORPG de horror ambientado em um mundo dominado por Vampiros. Você pode se juntar a eles ou escolher uma das outras duas classes - Slayers e Ousters - para combatê-los.
O ponto central da jogabilidade gira em torno deste sistema de classes, que é complexo. Cada raça possui suas próprias características e até evoluem e lutam de formas diferentes, o que faz com que a experiência de jogo seja totalmente diferente usando uma ou outra.
Sendo um game de 1997, não dá para esperar muito dos gráficos. Entretanto, se não são modernos ao menos são eficientes: o visual de Dark Eden faz um excelente trabalho em criar um clima sombrio e de horror.
O game apresenta outra característica de títulos lançados na década de 90: poucas explicações. Isso significa que você precisa aprender a jogar quase sozinho, já que não há indicações claras de onde deve ir ou o que deve fazer.
Para os amantes de jogos antigos, Dark Eden certamente é uma boa pedida.
Dark Eden é um MMORPG de horror lançado em 1997. O game é gratuito para jogar e está disponível para download tanto no site oficial quanto no Steam.
A ambientação de Dark Eden é muito diferente, algo que se vê logo de início. O seu personagem faz parte de um mundo sombrio dominado por Vampiros - e pode se juntar a eles ou lutar contra.
Qual lado tomar nesta guerra interminável do game? Essa é a primeira decisão que você precisa fazer assim que começa o jogo. As três classes disponíveis são Vampire (Vampiro), Slayer (Caçador de Vampiros) e Ousters (algo como "Expulsos").
Ao contrário de outros MMORPGs, as classes em Dark Eden são a essência do jogo.
Bem desenvolvidas, cada classe proporciona uma experiência de jogo totalmente diferente da outra.
Cada classe possui seus próprios itens e sistemas de crescimento. Vampiros e Ousters usam um sistema baseado em níveis, enquanto Slayers se baseiam em skills (habilidades).
E as diferenças não param por aí. Vampiros se tornam mais fortes à noite, enquanto Ousters e Slayers ficam mais fortes durante o dia. Vampiros e Slayers podem ser personagens masculinos ou femininos, enquanto Ousters são exclusivamente femininas. Para todas as classes, é possível fazer pequenas alterações na aparência, mudando as cores do cabelo e da pele.
Depois de criar o seu personagem, você cai no jogo e tem a chance de fazer um rápido tutorial para aprender a jogar - o que é altamente recomendado. O tutorial é um pouco lento, mas explica algumas funções básicas como definição de atalhos do teclado para usar habilidades, como andar mais rápido e como obter loot dos monstros mortos.
O problema é que após o tutorial, o jogo não dá qualquer indicação de como prosseguir. Você aparece em uma cidade com diversos outros NPCs, mas não sabe para onde seguir, onde há zonas de batalha para usuários iniciantes ou como obter habilidades.
Esta é uma característica bastante presente em jogos dos anos 90. O jogador precisa ter um alto nível de paciência para andar pelo cenário e descobrir como funcionam as coisas no game, já que não há indicações claras, setas apontando a direção certa ou algo brilhando no mini mapa.
Em Dark Eden, você precisa se virar sozinho.
O grande foco de Dark Eden é o PvP. As três classes disponíveis estão em constante guerra. Exceto por algumas zonas de segurança, qualquer jogador pode atacar qualquer jogador, a qualquer momento. Isso significa que você precisa estar sempre preparado para enfrentar algum outro jogador que queira matá-lo, o que contribui para um clima de tensão durante o gameplay.
As batalhas são no estilo "hack 'n slash", onde cada clique do mouse é um ataque. Esta característica pode ser cansativa às vezes, já que você provavelmente estará envolvido em batalhas o tempo todo, clicando o mesmo botão do mouse milhares de vezes durante uma sessão de jogatina.
Além dos ataques padrões, há um sistema de habilidades bastante interessante. Cada classe possui dezenas de habilidades diferentes e é possível escolher algumas delas para usar a partir de atalhos no teclado.
Os Vampiros, por exemplo, conseguem chupar o sangue alheio quando a vida do inimigo está abaixo de 30%, além de poderem se transformar em morcegos para andar mais rápido pelo cenário. Os Slayers, por outro lado, usam uma moto como meio de locomoção.
Os gráficos do jogo geram controvérsia. Sendo um game de 1997, certamente o visual não vai agradar aqueles que esperam por algo mais refinado e contemporâneo. Por outro lado, os gamers que gostam de jogos antigos vão adorar, já que toda a parte gráfica de Dark Eden remete à clássicos como Diablo I (1996) e Ultima VIII: Pagan (1994).
Além da nostalgia, os gráficos de Dark Eden conseguem de forma brilhante criar um ambiente obscuro e de horror, que é a marca registrada do game. Os cenários são quase todos escuros e tomados por decorações com sangue, ossos e elementos místicos.
Aliás, na tela de abertura de Dark Eden há um aviso: a "versão escura" é só para pessoas acima de 18 anos. Para quem tem entre 12 e 18, o jogo possui uma "versão branca", mais apropriado para crianças.
A trilha sonora também faz muito bem o seu trabalho. As músicas variam de acordo com os cenários e dão um clima bastante sombrio para o game, combinando muito bem com os gráficos que vemos na tela.
O único problema são os efeitos sonoros das batalhas. Em uma luta em que você ataca e é atacado dezenas de vezes, ouvir repetidamente o mesmo efeito sonoro chega a cansar um pouco. Claramente o game poderia ter efeitos mais variados.
Apesar dos seus 20 anos de vida, Dark Eden até hoje possui um sistema de classes inovador. Cada uma das três raças possui diferenças abismais que vão das habilidades ao modo como lutam e progridem no game. Aliás, o sistema de classes e a guerra entre as três raças é a essência do jogo.
O clima sombrio e de horror também é criado de forma brilhante pelos gráficos e pela trilha sonora, algo que é difícil de ser encontrado até mesmo em títulos mais modernos.
Dark Eden é um jogo antigo, isso é fato. Assim, é difícil que alguém goste do game se for jogar esperando algo moderno, com gráficos contemporâneos e um gameplay fluido. Entretanto, o jogo certamente vai agradar quem está buscando por uma experiência old school que remeta aos clássicos dos anos 90.
Pronto para entrar no mundo de Dark Eden - Cataclysm? Clique aqui para jogar agora!Pro
Ótima ambientação
Gráficos nostálgicos
Sistema complexo de classes
PvP abundante
Contro
Falta de orientações após o tutorial
Jogabilidade confusa
Pro
Contro
Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora
Eu não gosto deste jogo, quero
Procurar outro MMORPG
voltar para o ranking geral