Um mundo levado ao caos precisa de heróis para purificarem as almas de volta para o bem!
Echo of Soul é um novo MMORPG no Ocidente da Aeria Games, empresa famosa por publicar vários jogos free-to-play em diversos estilos. Neste caso, EoS é um WoW-like (no estilo de World of Warcraft) num mundo de fantasia com muito combate, monstros e magia. Os jogadores podem escolher entre cinco classes, e cada uma com duas especializações ao chegar ao nível 10. Este jogo não promete nada inovador, mas sim um ambiente divertido para todos os jogadores.
Echo of Soul (EoS) é um MMORPG da Aeria Games, empresa já bem conhecida por trazer ao ocidente vários jogos free-to-play da Ásia. EoS segue uma receita já bem manjada em termos de MMORPGS, com um combate bem direto ao ponto, baseado em inúmeras habilidades e cada classe tendo papéis bem específicos. No geral, o jogo não demonstra nada muito inovador em comparação a outros jogos no estilo, mas ele ainda tenta adicionar alguns sistemas diferentes que complementam a diversão e o clima do jogo, como o sistema de souls. Mas antes de falar sobre esse sistema, vamos passar pelas partes específicas do jogo e analisar um pouco melhor as coisas que o jogo tenta adicionar.
As cinco classes disponíveis para os jogadores são: Warrior, uma das classes padrões de RPGs no geral, os Warriors no EoS são dinâmicos e suas duas especializações, Beserker e Protector servem tanto como causador de danos massivos contra os inimigos quanto como o foco dos ataques inimigos, servindo como o tanque da equipe; Rogue, mais uma classe comum em RPGs, no EoS os Rogues são causadores de dano contínuo, com ataques que causam dano por um tempo mais longo. Suas duas especializações, Duelist e Assassin fornecem tipos diferentes de ataques para os jogadores, mas ambos focando bastante em dano contínuo; Guardian, uma classe também dinâmica que pode seguir tanto uma especialização voltada para dano, Stormguard, ou para um papel mais no estilo defensor-tanque, com Earthguard; Sorceress é a classe mágica que é voltada para causar bastante dano e debuffs contra inimigos. As especializações servem exatamente para esses dois propósitos, com Firemage tendo habilidades voltadas para dano massivo, e Frostmage, voltada mais para o controle dos grupos de inimigos; e por último, Archer, uma classe que é focada em dano à distância, mas podendo também servir como apoio para sua equipe. Com a especialização Huntress, os jogadores recebem habilidades para causar dano extremo à distância. Já com Bard, os jogadores poderão usar habilidades que melhoram as defesas e ataques dos companheiros de equipe.
O jogo começa introduzindo os jogadores à história épica do mundo, que se encontra em caos e destruição, como é de praxe. Os personagens dos jogadores são chamados de soulkeepers, o que explica o sistema de souls do jogo. Essencialmente, ao derrotar inimigos, os jogadores recebem uma soul of chaos, que podem ser “convertidas” para outros tipos de souls que dão um bônus em certos atributos para os personagens. Para converter essas souls, os jogadores devem estar perto de um Soul Sanctum, que podem ser encontrados em cidades e alguns acampamentos. Sozinho, os jogadores podem converter duas souls of chaos por uma “purificada”. Porém, eles também podem pedir a ajuda de outro jogador para fazer uma co-op purification, onde os dois jogadores podem purificar uma por uma. Além disso, o jogo também tem um sistema de comida, onde os jogadores podem comer diferentes comidas para aumentar sua energia, o que dá também um bônus aos atributos dos jogadores.
Fora isso, o resto do sistema do jogo é extremamente padrão nos moldes de vários outros RPGs neste estilo. Parte da equipe que trabalho neste jogo é a responsável pelo Lineage 2, e as influências são notáveis, especialmente no formato de progressão. O jogo é centrado quase que essencialmente em quests genéricas, desde aquelas de “matar 10 javalis”, até “coletar 10 flores”. Mas, para sua vantagem, os gráficos do jogo são bonitos e bem polidos, com animações e visuais brilhantes para um jogo free-to-play – ele não fica pra trás de jogo AAA nenhum!
Para dungeons e PvP, os jogadores podem contra com um matchmaking que, até onde tentei, funciona muito bem e rápido. As dungeons que joguei foram bastante lineares, com quests para áreas diferentes de cada dungeon. Já o PvP é baseado em times, com objetivos no estilo de captura de pontos. As recompensas do PvP são ótimas, com itens que podem ser usados também em PvE.
Por último, a cash shop é, felizmente, quase que exclusivamente para itens cosméticos ou de conveniência (como itens para ganhar XP mais rápido, ou expansão de inventário e banco), mounts e coisas do tipo. Isso é bem diferente de outros jogos da Aeria Games, que costumam ser pay-to-win!
Conclusão
Com propostas pouco inovadoras, Echo of Soul pode parecer genérico de início, e ele realmente não pretende não o ser, mas as pequenas diferenças, seus sistemas de souls, matchmaking e especializações de classes que ele oferece o fazem uma alternativa relevante para quem está procurando por um MMORPG de graça para dedicar algumas horas.
Pronto para entrar no mundo de Echo of Soul? Clique aqui para jogar agora!Pro
Gráficos polidos
Interface bem feita
Cash shop pouco influente
Contro
Quests repetitivas
Muito grind
Pro
Contro
Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora
Eu não gosto deste jogo, quero
Procurar outro MMORPG
voltar para o ranking geral