Grand Chase oferece a desculpa perfeita para ventilar um pouco as frustrações do quotidiano numa boa sessão de luta em estilo arcade.
Contando com um historial de mais dez anos, Grand Chase definiu o género RPG incorporado no formato sidescroller, misturando elementos de um hack-n'-slash com um jogo de plataformas.
O jogo vem adornado com um vasto leque de personagens, uma história bastante desenvolvida e envolvente e um gameplay repleto de ação que pode ser alcançada a partir de vários modos de jogo, desde um puro PvP até batalhas em cooperação com outros jogadores.
No geral, se trata de uma experiência de arcade, extensivamente testada pelo tempo e que garante horas de diversão pura para uma vasta gama de jogadores.
Grand Chase é uma das jóias da coroa da desenvolvedora de jogos coreana KOG, estando no leme da empresa e tendo servido de inspiração para outro título também produzido por eles. O jogo se trata de um sidescroller com elementos de platformer e hack-n-slash transposto para o universo dos MMORPGs. Não parece impressionante em 2014, mas em 2003, acredite, foi um show! E por isso, Grand Chase já vai na sua 5ª grande expansão e merece, para começar, uma boa dose de respeito.
O jogo ostenta visuais fortemente inspirados em anime, embora para os padrões atuais já se encontrem um pouco desatualizados e a carecer de uma mudança, e um enorme, ou melhor, gigantesco leque de missões situadas nos mais diversos cenários, fruto dos seus 11 anos de existência e de contínuas adições de conteúdo ao jogo. Em cima disso, os desenvolvedores tiveram o cuidado de fundir o jogo com um enredo bastante envolvente e até bastante complexo, principalmente para o jogador inicial, que provavelmente irá se sentir como o proverbial boi olhando pro palácio. A cereja no topo do bolo são as dublagens, que todos os personagens têm em Grand Chase, coisa que não é particularmente comum de se ver em muitos MMORPGs.
Variedade é a palavra de ordem quando se fala de Grand Chase, que para além da grande quantidade de missões, também possui uma vasta seleção de personagens para escolher, um número enorme de inimigos para enfrentar e uma miscelânea de itens, objetos e armas.
A experiência de Grand Chase começa com a escolha do personagem, que no inicio são seis, mas à medida que for progredindo no jogo as suas escolhas vão expandindo até aos atuais 19 personagens. Cada uma destas personagens conta com a sua própria história e tem o seu próprio potencial para evoluir para diferentes classes, para além de poder utilizar certos itens específicos e interditos a outros. Cada jogador começa o jogo com espaço para escolher 4 personagens, embora possa aumentar esse número se decidir comprar mais vagas (com dinheiro real). Dessa forma, a sua experiência não fica limitada a um único estilo de jogo, podendo alternar entre as diferentes personagens disponíveis no seu repertório para variar um pouco. A maioria dos personagens pode evoluir para diferentes classes, num total de 4 evoluções (alguns menos).
Os controlos do jogo são baseados no teclado na maioria do tempo, sendo o mouse utilizado para navegar pelos diferentes menus. No meio de uma partida, com uma boa ginástica de dedos é possível soltar uns combos espetaculares nos inimigos que para além de eficazes, são muito bons de se ver na tela.
O jogador pode optar por jogar contra o computador, ou então entrar em modos de PvP puro. No PvE, tem uma grande lista de missões, que seguem o enredo estabelecido pelo jogo. Os jogadores podem formar times até 4 elementos e completar cada nível, ganhando assim experiência e GPs (game points, a moeda do jogo). Um segundo modo do PvE é o Desafio Continental, no qual é possível, assim como no modo anterior, formar times de 4 elementos e enfrentar os chefões de cada missão das diferentes fases do jogo.
O PvP existe em vários modos, dependendo do que estiver a fim: batalhas em times de até 3 elementos cada (6 jogadores no total); um modo de sobrevivência em que são todos contra todos; o modo de lutas tag, nas quais pode usar 2 personagens contra outro jogador e ir alternando entre elas à medida que o combate progride; o modo Capitão, no qual um dos elementos do time é seleccionado como o alvo dos adversários; o modo Smash, em que os times têm que destruir um objeto antes do time adversário e o modo com itens, que pode ser incorporado nos outros e no qual os jogadores podem adquirir itens que conferem poderes por um certo tempo.
A maioria dos items é acessível a todos, embora a Cash Shop esteja presente para aqueles que são mais impacientes e/ou competitivos, permitindo adquirir os melhores equipamentos muito mais rápido e isto leva, obviamente, a algumas desigualdades entre os jogadores, bem notórias quando está jogando uma partida de PvP.
Grand Chase é um jogo a recomendar, não só pelos aspetos da jogabilidade, que entre o mundo dos MMORPGs é um estilo relativamente raro, mas também pela enorme quantidade de conteúdo disponível fruto de mais de uma década de existência, o que prova o seu valor como um peso pesado na arena dos MMORPGs, embora em certos aspetos ele já demonstre alguma idade, a diversão que fornece, essa será sempre jovem.
Pronto para entrar no mundo de Grand Chase? Clique aqui para jogar agora!Pro
Diversidade de personagens
Gameplay com ritmo bem rápido
Troca de personagens possível durante o jogo
Contro
Tamanho do cliente
Foco muito grande na cooperação com outros players
Pro
Contro
Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora
Eu não gosto deste jogo, quero
Procurar outro MMORPG
voltar para o ranking geral