MMORPG de Sci-fi/Fantasia - Skyforge é um MMORPG de sci-fi com elementos de fantasia lançado em 2015. A temática original, junto com gráficos magníficos e um sistema de combate em tempo real o tornam um dos MMOs mais bem-vistos e inovadores de 2015. E você pode até virar um deus!
Ao jogar Skyforge, não tem como não apreciar o trabalho de seus criadores: a própria fundação de Skyforge é baseada em conceito únicos.
O sistema multiclasse, o enredo interessante, o cenário com ótimas animações e as várias possibilidades de customização dos personagens se unem em um grande impacto.
As falhas do jogo (majoritariamente ligadas ao equilíbrio em PvP) não são tão grandes para cobrir todos os excelentes aspectos desse novo MMORPG, que tem muito a oferecer para jogadores procurando por algo novo ou para aqueles que querem uma experiência tradicional de RPG.
Discussões entre paladinos e cryomancers podem esquentar em questão de segundos em Skyforge...ou melhor, esfriar
Skyforge inicia imediatamente. Não há construção de personagem, escolha de classe ou criação de nome de usuário. Essas opções estarão disponíveis mais tarde.
Em vez disso, o jogo tem sua abertura na capital Aelion, onde você joga como um soldado imortal. Após falar com Herida, deusa dos imortais, você descobrirá que há pouco foi morto em batalha e ressuscitado.
Aelion já foi um mundo livre, protegido por um deus conhecido como Aeli. Aeli desapareceu e deixou Aelion completamente vulnerável a deuses mal-intencionados.
É aqui que você entra na história. Como soldado imortal, você se junta a outros imortais (e alguns deuses menores) na defesa de Aelion e eventualmente se torna um deus.
O maior diferencial de Skyforge está ligado à ideia de um sistema de multi-classes.
Foi isso que me atraiu para o jogo, e achei uma boa adição ao formato de MMORPG. Esse aspecto é bem visível em combates em grupo. Imagine poder trocar sua classe com base no que o seu grupo precisa em determinado momento.
Melhor ainda, todos os pontos que você ganha para sua classe base vão automaticamente para todas as suas outras classes. Isso elimina a necessidade de personagens alternativos, conferindo ao jogo uma sensação de completude.
Infelizmente, não é possível voltar a valores anteriores; se não gostou de como um personagem evoluiu, é preciso aceitar.
Melhor ainda, todos os pontos que você ganha para sua classe base vão automaticamente para todas as suas outras classes.
Nem todas as 13 classes estarão disponíveis imediatamente. No início você só terá acesso a três classes, podendo alternar entre elas livremente. Com o desenrolar do jogo, mais classes se tornarão disponíveis. Isso mantém o caráter de descoberta do jogo e o torna atrativo, mesmo quando batalhando com monstros que você já enfrentou.
Você também seguirá o chamado Atlas da Ascensão, que consiste de dois níveis: os níveis mais baixos, de classes específicas; e as classes gerais, muito mais abrangentes.Ao progredir no jogo você desbloqueará classes de níveis mais altos.
Mas não é preciso avançar de forma linear, você pode desbloquear uma classe com outra classe.
No primeiro momento é difícil de entender, mas assim que estiver familiarizado com o jogo será mais fácil. Porém, se você começar a se sentir confortável com o Atlas, você pode avançar para o Sistema de Ordem.
É essa parte do jogo que prova que você é um deus!
Você funda seu clã, ganha seguidores e faz com que eles construam santuários ao redor de Aelion. Os diferentes rumos a serem tomados no jogo garantem um sentimento de diversão sem fim e de progressão.
Tudo isso é freado ao se perceber que existe uma limitação semanal de progresso. Alguns jogadores mais sérios reclamaram com frequência nos fóruns sobre o assunto. Não é algo necessário, mas não deveria atrapalhar a jogabilidade de alguém que procura aproveitar Skyforge casualmente.
O combate no jogo conta com algumas falhas. As combinações de inimigos muda constantemente, mas não há grande variedade de personagens. O modo PvP é pouco balanceado, muitas vezes não sendo possível se esquivar devido a habilidades com 100% de chance de acerto. Ataques básicos podem ser repetitivos, mas novos ataques e habilidades são aprendidos rapidamente.
Os gráficos são um testamento aos desenvolvedores de Skyforge. Na maior parte, o sentimento atmosférico, fantástico e de sci-fi foi executado de forma adequada. Há vários jogos de sci-fi que dão preferência a ambientes muito detalhados, mas Aelion conta com planos de fundo que criam uma ilusão muito realística. As cores vibrantes e a iluminação apenas enriquecem o sentimento geral.
A mistura de elementos de sci-fi e de mitologia fantástica clássicos criam várias situações incomuns
Mesmo com configurações mais baixas os gráficos não são comprometidos, o que demonstra o tempo e dinheiro que os criadores gastaram no projeto.
No decorrer do jogo, mais da história começa a se desenrolar, e muito é dito por meio das cutscenes. E elas não nos deixam na mão. A única falha - e notável – é o movimento rápido da boca dos personagens. Se você começar a prestar atenção nos lábios de quem estiver falando, logo surgirá um certo desconforto. Os movimentos animados podem estragar a ilusão do jogador.
Outro aspecto que pode quebrar a imersão é a trilha sonora.
Os instrumentos de cordas e as melodias vocais criam a atmosfera de um “lugar místico”, mas não há desenvolvimento nos diferentes cenários ou nas diferentes situações da trama.
Apesar das inconsistências, o jogo é lindamente executado, com opções de personagens singulares, cenários atmosféricos e cutscenes agradáveis.
Na primeira vez que se entra em Skyforge, há muita informação para se processar. É muito volumoso em algumas partes, muito monótono em outras, e, às vezes, simplesmente confuso.
Mas há muito para se celebrar no jogo.
A missão de se tornar um deus transcende o próprio jogo e é sentida pelo jogador.
Skyforge confere poderes divinos ao jogador, incorporando novos elementos, o que não se encontra em outros MMOs.
O sistema multiclasse elimina aquela tensão inicial de criar um personagem, não forçando o comprometimento com uma classe específica. Você pode controlar todos os aspectos de seu personagem, fisica e estrategicamente. Essas grandes opções de customização garantem ao jogador a sensação de poder ser o que quiser, quando quiser.
Jogue Skyforge e se surpreenda.
A liberdade que Skyforge dá ao jogador é incrível. O caminho para se tornar um deus pode ser longo, mas sem dúvida atraente: você não vai querer largar o jogo.
Ignorando algumas pequenas falhas, Skyforge é de longe um dos MMORPGs mais originais e bem-feitos de 2015, e vale muito a pena baixar.
Pro
Sistema multiclasse
Gráficos lindos
História bem-elaborada
Várias possibilidades de customização do personagem
Contro
Limitação de progresso
Animação às vezes deixa a desejar
Trilha sonora regular
PvP desbalanceado
Pro
Contro
Eu gosto deste jogo, quero
Registar-me e jogar agora
Eu não gosto deste jogo, quero
Procurar outro MMORPG
voltar para o ranking geral